Belo Horizonte / MG - quinta-feira, 03 de dezembro de 2020

Auto Exame das Mamas

Detecção precoce

 

Não é possível saber exatamente o que causa o câncer de mama e é difícil prever quem irá contraí-lo. A melhor defesa é seguir as diretrizes de avaliação para a detecção precoce, recomendadas pela Sociedade Brasileira de Mastologia e a American Cancer Society:

  • Idade 20 a 39
    Autoexame mensal das mamas, exame clínico das mamas a cada três anos

  • Idade 40 a 49
    Autoexame mensal das mamas, exame clínico anual das mamas, mamografia a cada 1 ou 2 anos, mamografia de referência aos 40 anos

  • Idade 50 ou mais
    Autoexame mensal das mamas, exame clínico anual das mamas, mamografia anual.

Instruções para o auto-exame de mama

 

 

O auto-exame de mama pode parecer constrangedor no início, mas, a cada vez que você examina suas mamas, irá se familiarizar com o tecido mamário e sentir-se-á mais à vontade com ele. Se você reconhece qual é a aparência e o volume normal de suas mamas, será capaz de perceber quaisquer alterações que possam ocorrer. É normal encontrar nódulos nas mamas; identificando os seus próprios "nódulos" naturais, você será capaz de saber quando algo está diferente.

Perceba o tamanho e a forma de cada mama, bem como a posição de cada mamilo. É normal que uma das mamas seja maior que a outra. Sugerimos que a verificação seja executada uma semana após o período menstrual.

  1. Deite-se com um travesseiro sob o ombro direito e coloque o braço direito atrás da cabeça.
  2. Com as polpas dos três dedos intermediários da mão esquerda, procure nódulos na mama direita.

  3. Pressione com firmeza para sentir o volume da mama. A presença de uma saliência firme na curva inferior de cada mama é normal. Se você não souber qual é o nível de força que deve ser usado, converse com seu médico.

  4. Faça movimentos ao redor da mama: o padrão pode ser circular, em linhas verticais ou em ziguezague. Faça os mesmos movimentos todas as vezes, verifique toda a área da mama e, no mês seguinte, lembre-se de como era o volume da mama.

  5. Repita o exame na mama esquerda, usando as polpas dos dedos da mão direita. (Desta vez, coloque o travesseiro sob o ombro esquerdo.)

  6. Se você encontrar qualquer alteração, consulte o médico imediatamente.

  7. Repita o exame das duas mamas na posição em pé, com um dos braços atrás da cabeça. A posição ereta facilita a verificação da parte superior e externa das mamas (na direção da axila). É neste local em que se encontra metade dos cânceres de mama. A parte do exame executada em pé pode ser feita no chuveiro. Algumas alterações na mama podem ser observadas com mais facilidade quando a pele está úmida e ensaboada.