Belo Horizonte / MG - quinta-feira, 03 de dezembro de 2020

Orientações para Cirurgia

ORIENTAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS

 

Prezada Sr(a). [Dados pessoais:Nome],

 

conforme informado-lhe pessoalmente, o(a) sr(a). deverá ser submetido(a) ao procedimento cirúrgico proposto, necessário para diagnóstico e/ou tratamento de alteração mamária.

Para que tudo transcorra satisfatoriamente, solicito-lhe que leia com atenção as orientações abaixo e as siga na íntegra, visando o sucesso do procedimento cirúrgico, sendo de extrema importância uma correta estratégia pré-operatória.

Como nesta fase é comum graus variados de ansiedade por parte dos(as) clientes, podendo até esquecerem-se de alguns passos importantes a serem seguidos, listamos abaixo algumas orientações para assegurar seu maior conforto:

· Tire todas as suas dúvidas e incertezas nas consultas prévias à internação. Não tenha medo ou vergonha de fazer qualquer tipo de pergunta, por mais "boba" que possa parecer a você. É um direito seu estar totalmente informado(a) do procedimento ao qual vai ser submetido(a) e uma obrigação minha de informá-la corretamente;

· Faça os exames pré-operatórios solicitados, e retorne para mostrar os resultados, sempre levando os originais de TODOS os exames já realizados, bem como uma cópia "xerox" de TODOS, para que sejam arquivados em seu prontuário;

· Marque sua avaliação pré-anestésica (Risco Cirúrgico) com um anestesista do Hospital ou com seu Clínico Geral / Cardiologista de sua confiança, solicitando ao mesmo um relatório por escrito, onde deve constar detalhadamente sua avaliação clínica e recomendações específicas, caso tenha alguma doença ou faça uso de alguma medicação;

· Realize o jejum conforme a orientação determinada na sua avaliação clínica pré-cirúrgica, nunca ingerindo qualquer tipo de alimento sólido ou líquido, no mínimo, 8 (oito) horas antes do início programado da Cirurgia;

· Informe à equipe médica se você possui ALERGIA a algum medicamento;

· Caso você faça uso contínuo de algum medicamento (p. ex.: anti-hipertensivo ou medicação para diabetes), oriente-se na consulta pré-cirúrgica como proceder para tomar o remédio no dia da cirurgia; Leve consigo na internação os medicamentos que você utiliza rotineiramente;

· NÃO USE, de forma alguma, medicações ANTICOAGULANTES (tipo aspirina, AAS ou similares) uma semana antes da cirurgia, EXCETO seja orientada de outra forma pelo seu cirurgião ou clínico;

· Levar todos os exames na internação (ex: mamografia, ultrassom, sangue, eletrocardiograma, etc);

· Realizar a pré-internação no setor de Internação do Hospital na qual será realizada a cirurgia, informando-se do horário em que deve chegar para internar e quais os procedimentos administrativos que deverá cumprir;

· Caso seja necessária a realização de procedimentos pré-cirúrgicos (agulhamento e/ou linfocintilografia), deverá levar a guia de solicitação de procedimentos ao local agendado para realização destes procedimentos com, pelo menos, 72 horas de antecedência, para que a guia seja autorizada e você seja orientada quanto aos cuidados para o procedimento;

· Levar um sutiã cirúrgico e/ou malha compressiva e uma tipóia (exceto nos casos de biópsias);

· Levar documentos pessoais;

· Em caso de pacientes de Planos de Saúde, não esquecer a Guia de Solicitação de Internação devidamente autorizada;

· Ao internar-se e, principalmente, ao sair de alta do Hospital, estar acompanhado de um familiar ou amigo(a);

. Após os procedimentos de internação hospitalar estarem finalizados, entrar em contato telefônico (3213-2600 / 9982-7878), confirmando leito no qual foi internado.

· Caso apresente sinais e/ou sintomas de alguma enfermidade (febre, tosse, alterações urinárias, pressão alta, etc), entre em contato antes de internar para avaliarmos se será necessário adiar a cirurgia.

ORIENTAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS

· Habitualmente, nos procedimentos cirúrgicos realizados, você deverá receber alta hospitalar na manhão seguinte à realização do mesmo.

. As recomendações abaixo são as normalmente indicadas na grande maioria dos casos, sendo que, para você, havendo alguma recomendação específica e/ou diferente, esta será informada antecipadamente:

>alimentação liberada na manhã seguinte à cirurgia, devendo ser ingerida conforme sua aceitação e em pequenos volumes, iniciando por líquidos e posteriormente sólidos.

>caso sua alta já esteja programada, observar se está sentindo-se bem, sem "tonteiras", náuseas ou vômitos.

>assim que estiver plenamente capaz de receber alta, dirigir-se ao local indicado no "Sumário de Alta" para ser avaliada e receber as orientações para retorno à residência.

>ainternação será, geralmente, por um período que varia de 6 a 24 horas.

>na residência o repouso será relativo, podendo movimentar-se, caminhar, alimentar-se normalmente e se estenderá por um período de três a sete dias.

>os movimentos dos antebraços são livres após o primeiro dia da cirurgia (o uso da tipóia deverá ser feito preferencialmente em deslocamentos fora da residência)

>os movimentos dos braços são livres ao redor do tronco e é permitido elevar os braços até a altura dos ombros, limitados pelo início de desconforto da própria paciente.

>se for necessário elevar mais os braços, faça-o lentamente nos primeiros 90 dias de pós- operatório.

>evitar dirigir nos primeiros 20 dias após a cirurgia.

>evitar exercícios físicos mais intensos após 90 dias.

>liberada para ginástica sem elevar os braços acima dos ombros, após 30 dias.

>caminhadas poderão ser feitas após 30 dias.

>deve-se evitar exposições prolongadas ao sol pelo período de 30 dias ou de acordo com a indicação médica (a presença de equimoses ou "arroxeado" contra-indica a exposição ao sol).

>na maioria dos casos a paciente poderá reassumir as suas atividades profissionais ou escolares entre o terceiro e décimo dia após a cirurgia.

>obrigatoriamente é feito exame anátomo patológico do material mamário retirado. Esse material poderá ser enviado pelo Hospital onde foi realizado o procedimento cirúrgico ou ser entregue ao acompanhante da paciente que se responsabilizará pelo transporte e entrega do material e, posteriormente, recebimento do resultado.

 

Caso tenha ainda qualquer dúvida, entre em contato comigo ou marque nova consulta para conversarmos.

Confiante de que seremos bem-sucedidos neste momento importante, coloco-me à sua disposição.

Atenciosamente,

Douglas de Miranda Pires

_____________________________________________________

[<Nome do médico>]

Estas e outras orientações e informações estão disponíveis no site [<Endereço do Site Médico>]

Cirurgia: [Guias:Nome do procedimento]

Hospital:

Endereço:

Tel:

Data: [Guias:Data] Hora:

Marcação Pré-Cirúrgica ("Agulhamento"):

Clínica:

Endereço:

Tel:

Data: Hora:

Linfocintilografia ("Marcação de Linfonodo Sentinela"):

Clínica:

Endereço:

Tel:

Data: Hora:

 

A aquisição do material pós-cirúrgico poderá ser feita em qualquer estabelecimento especializado.

Abaixo, listamos alguns, com os quais não mantemos nenhuma relação comercial, que podem orientar e fornecer o material necessário para os cuidados pós cirúrgicos:

Andressa Leite Marcatti

MG Corpore - Representante Comercial Material Médico Hospitalar e Estético

2535-9043 / 2535-0069 / 2555-6400 / 2555-6402

Cel: 96132551

e-mail: andressamarcatti@yahoo.com.br

www.mentorcorp.com

Silimed

Produção de implantes de silicone

http://www.silimed.com.br

Yoga Confecções

Representante de modeladores pos cirurgicos

http://www.yogamodeladores.com.br